quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

A relação do Design e a cultura do consumo - Parte 2

Olá a todos,

Continuando a matéria anterior, trarei alguns exemplos em pílulas sobre como um bom projeto gráfico pode criar novos hábitos de consumo, de formas positivas ou negativas, exemplificando assim opoder de atuação de um designer como elemento reformador da sociedade de consumo.

Como exemplo de hoje irei falar um pouco do iPhone. O novo produto da Apple é sonho de consumo de muitos devido a um ótimo plano de marketing da Apple e o que muitos não sabem é que alguns de seus concorentes possuem até mesmo mais recursos. Porém o que eles não tem? a maravilhosa tela TouchScreen do Iphone.

iphone-unlocked-01

Tudo no Iphone inspira a interatividade, que abrir algo? Toque. Quer atender uma ligação? Puxe o botão de atender ao primeiro toque do celular. Quer escrever um SMS? Escreva tocando o teclado digital na tela e veja sua mensagem nascer como um balão de pensamento. Tudo no iPhone inspira beleza e interação o tempo todo.

Isso é uma solução de design criada pelo time da Apple que foi o principal diferencial competitivo e criou toda uma nova forma das pessoas interagirem com seus celulares, fortalecendo o termo “m-consumidores” (Mobile Consumidores, ou seja, consumidores de serviços móveis). Antes do iPhone boa parte dos serviços móveis eram limitados ao que a tecnologia permitia exibir, sem considerar de forma significativa a interatividade do usuário a não ser por respostas a sms’s ou download de jogos. Após o iPhone, toda uma legião de designers e desenvolvedores está se adaptando para criar conteúdo possível de ser manipulado pelo toque.

Isto é um grande exemplo de como uma boa idéia de design pode recriar todo um hábito de consumo de informação, além de movimentar totalmente o mercado em torno de si. Para os curiosos, segue abaixo o link falando sobre o vice-presidente de design da Apple.

Até a próxima!

Design Museum - Jonathan Ive(em inglês)

63_7Lg

Um dos trabalhos de Ive a frente da Apple.

63_2Lg

Quem não lembra de como esse monitor era cobiçado? Outra idéia de Jonathan Ive!

Nenhum comentário: